“O sistema de injeção eletrônica em boas condições gera maior vida útil ao veículo”

 

O sistema de injeção eletrônica que substituiu o carburador utilizado nos veículos mais antigos tem a função de fazer a mistura ar-combustivel na dosagem correta, pulverizando-a via coletor de admissão dentro da câmara de combustão. Isso faz com que o veículo consuma menos combustível e emita o mínimo de poluentes.

Ao contrario do carburador, é considerada uma tecnologia inovadora, controlada eletronicamente por um módulo central. Por meio de sensores, a unidade de comando monitora o sistema em tempo integral, corrigindo, por exemplo, o atuador de marcha lenta, que mantém o veiculo em funcionamento estável quando o acelerador não está sendo acionado.

Além do menor consumo, os benefícios dessa tecnologia fazem com que o motor alcance sempre o máximo de potencia e desempenho e mais segurança, gerando melhor custo-benefício.

 Vários componentes integram o sistema de injeção eletrônica, como o sensor de temperatura e de rotação, medidor de massa de ar e válvula de injeção, entre outros. A durabilidade desses itens é grande quando o veículo passa por uma manutenção adequada e usa combustível de qualidade. Mas para garantir seu bom funcionamento é importante observar o desgaste de alguns componentes do sistema de alimentação, como filtro de combustível e pré-filtro, que necessitam de troca periódica.

Também é preciso prestar atenção se o motor engasga, se há perda de potência e consumo alto de combustível, e realizar uma revisão preventiva de todo o sistema.

Para aumentar a durabilidade do sistema é recomendado abastecer o veículo apenas em postos de combustíveis com qualidade reconhecida. Ao levar seu veículo para manutenção, o motorista deve pedir uma avaliação na injeção eletrônica e de todos os seus componentes. Afinal, mesmo com uma vida útil longa, eles podem sofrer danos com a má utilização, causando problemas para o sistema.

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