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Geral | Fuscar | TUESDAY, 11 OCTOBER 2011

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Nos veículos automotores, o sistema de arrefecimento é dotado de um liquido de refrigeração, que circula em caminhos internos, absorvendo o calor e refrigerando o motor. O sistema é totalmente fechado e, através de um radiador, troca calor com o meio externo, baixando a sua temperatura para novamente ser aproveitado.

A circulação do líquido refrigerante o motor é feita através de uma bomba que proporciona velocidade de circulação. O sistema de arrefecimento é pressurizado, fazendo com que perdas por evaporação diminuam e a eficiência do sistema seja maior.

O aditivo é um fluido protetor e possui inibidor de corrosão, nas partes metálicas do sistema de arrefecimento, prolongando a vida útil do radiador, bomba d’agua, válvula termostática, mangueiras, selos, além de estabilizar a temperatura do motor.

Nunca misture aditivos, é aconselhável a troca e limpeza da água do radiador ao menos uma vez por ano. Quando o sistema de arrefecimento trabalha na temperatura ideal o motor terá maior durabilidade, menor desgaste e atrito, maior economia de combustível, menos manutenção, emitirá menos poluentes e aumentará seu desempenho. Deve-se usar o aditivo recomendado pelo fabricante, com qualidade, não usando apenas como corante.

 

 

Faça uma experiência para constatar a diferença de usar ou não aditivo:

  1. Pegue um vidro pequeno com tampa e coloque um Bombril e complete com água;
  2. Em outro vidro coloque um Bombril e complete com água e aditivo.

Espere alguns dias e observe a diferença na coloração da água e a ferrugem que se cria ao não usar aditivo.

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