A suspensão requer uma atenção especial: ruídos estranhos, direção puxando para um dos lados, balanço excessivo, derrapagem nas curvas e aumento da distância de frenagem são sinais de que o sistema de suspensão do veículo está com problemas.

Você já viu um carro com a roda caída? Ou um acidente inexplicável? Você tem idéia do quanto um pivô agüenta de impactos, devido a buracos na estrada?

Conforto e segurança estão diretamente relacionados à suspensão, pois o sistema absorve todas as irregularidades do solo e garantem a estabilidade do veículo.

Folgas e desgastes nos componentes da suspensão podem causar muitos problemas: desconforto ao dirigir, perda de estabilidade, quebras de peças, barulho, redução da vida útil dos pneus entre outros.

A suspensão é um conjunto de peças onde cada uma depende da outra para o perfeito funcionamento do sistema, assim, a falta de verificação dos terminais de direção, barras, bandejas, buchas, amortecedores e os pivôs podem ocasionar graves acidentes.

É interessante levar o veiculo á uma oficina para verificar os itens da suspensão a cada seis meses, ou se o condutor notar qualquer anormalidade no veículo, por exemplo, quando sofrer algum impacto num buraco deve-se conferir a geometria, pois geralmente com a pancada o veículo pode desalinhar e precocemente desgastar os pneus.

Uma correta calibragem, manutenção, geometria, balanceamento e rodízio dos pneus fazem bem ao veículo, previnem acidentes e contribuem para a economia do combustível e até evitam o desgaste dos pneus.

 
More Articles...