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Suspensão, o perigo na falta de manutenç

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  A suspensão requer uma atenção especial: ruídos estranhos, direção puxando para um dos lados, balanço excessivo, derrapagem nas curvas e aumento da distância de frenagem são sinais de que o ...

Geral | Fuscar | TUESDAY, 11 OCTOBER 2011

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Lâmpadas Automotivas

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  As lâmpadas de farol e lâmpadas de sinalização são extremamente importantes para a condução segura do veículo. Sem ela, em muitos casos, fica impossível trafegar em uma via publica ou ...

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Sistema de Arrefecimento do Motor

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    Nos veículos automotores, o sistema de arrefecimento é dotado de um liquido de refrigeração, que circula em caminhos internos, absorvendo o calor e refrigerando o motor. O sistema é totalmente ...

Geral | Fuscar | TUESDAY, 11 OCTOBER 2011

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A FUSCAR Multimarcas, em parceria com a Magneti Marelli – COFAP adquiriu a mais nova tecnologia presente no mercado, o sistema de comunicação Wireless Bluetooth, aquisição que busca complementar seus equipamentos oferecendo o que há de mais moderno e avançado em tecnologia da geração de veículos, qualificando cada vez mais seus profissionais e empenhando-se na constante busca de soluções capazes de qualificar e precisar o trabalho mecânico.

Este equipamento de diagnóstico e auto-diagnóstico NAVIGATOR TXT, permite prescindir de todos os cabos de ligação dentro da oficina, é um aquisitor de dados para a diagnose em sistema eletrônico que permite efetuar todas as provas de um diagnóstico, entre as quais:

  • Leitura e cancelamento de avarias
  • Visualização de parâmetros e estados de ativação
  • Regulagem, configuração reset, manutenção e trocas de óleo.
  • Configuração das Centralinas
  • Chaves e comandos à distância
  • Regulagem de mistura, imposição de A/F dos modelos Flex.

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A suspensão requer uma atenção especial: ruídos estranhos, direção puxando para um dos lados, balanço excessivo, derrapagem nas curvas e aumento da distância de frenagem são sinais de que o sistema de suspensão do veículo está com problemas.

Você já viu um carro com a roda caída? Ou um acidente inexplicável? Você tem idéia do quanto um pivô agüenta de impactos, devido a buracos na estrada?

Conforto e segurança estão diretamente relacionados à suspensão, pois o sistema absorve todas as irregularidades do solo e garantem a estabilidade do veículo.

Folgas e desgastes nos componentes da suspensão podem causar muitos problemas: desconforto ao dirigir, perda de estabilidade, quebras de peças, barulho, redução da vida útil dos pneus entre outros.

A suspensão é um conjunto de peças onde cada uma depende da outra para o perfeito funcionamento do sistema, assim, a falta de verificação dos terminais de direção, barras, bandejas, buchas, amortecedores e os pivôs podem ocasionar graves acidentes.

É interessante levar o veiculo á uma oficina para verificar os itens da suspensão a cada seis meses, ou se o condutor notar qualquer anormalidade no veículo, por exemplo, quando sofrer algum impacto num buraco deve-se conferir a geometria, pois geralmente com a pancada o veículo pode desalinhar e precocemente desgastar os pneus.

Uma correta calibragem, manutenção, geometria, balanceamento e rodízio dos pneus fazem bem ao veículo, previnem acidentes e contribuem para a economia do combustível e até evitam o desgaste dos pneus.

 

 

As lâmpadas de farol e lâmpadas de sinalização são extremamente importantes para a condução segura do veículo. Sem ela, em muitos casos, fica impossível trafegar em uma via publica ou em rodovias sem iluminação própria.

Abaixo algumas informações básicas que devemos seguir quando o assunto é lâmpada automotiva:

- Substitua sempre os pares de lâmpadas, pois quando a troca é realizada a qualidade de luz e de brilho da iluminação do seu veículo volta ao original.

-Troque as lâmpadas de farol após atingirem uma quilometragem de 40.000km ou no término de um período de 2 anos. Não espere que as mesmas queimem para serem substituídas.

- Sempre faça a regulagem dos faróis periodicamente para inibir ofuscamentos e conseguir uma melhor distribuição da luz emitida pelas lâmpadas.

- Confiram com regularidade as lâmpadas de sinalização e do interior do veículo. Ao verificar toda a iluminação de sinalização e do interior do seu veículo você estará garantindo uma maior segurança e maior conforto.

Verifique lâmpadas como: faróis dianteiros, sinaleiras traseiras, placa, ré, freio, porta-malas, porta-luvas, internas entre outras.

- Limpe as lanternas e faróis com freqüência

- Mantenha em seu porta-luvas lâmpadas reserva para o caso de emergência

- Ao substituir alguma lâmpada do seu carro sempre faça a reposição por lâmpadas originais e aprovadas pelos órgãos reguladores.

Foi publicado no Diário Oficial da União no dia 07/06/11 a Resolução do Conselho Nacional de Transito nº. 383/2011, que altera o texto das resoluções 227 e 292 do Contran, estabelece os requisitos referentes aos sistemas de iluminação e sinalização de veículos. No que se refere, estão proibidas novas legalizações de veículos com instalação de sistema XENON.

Portanto quem não legalizou a tempo, não mais conseguirá regularizar, sendo assim terá que retirar o sistema Xenon e retornar ao sistema de iluminação original. 

Somente será atendida a legalização para quem já estiver com o processo em andamento e possuir a autorização do Órgão de Trânsito (Detran) emitida antes do dia 07/06/2011, bem como a realização do CSV - Certificado de Segurança Veicular emitido por órgão acreditado do Inmetro anterior a data da publicação desta resolução. 

Veículos cujo sistema original de fábrica e quem já possui o sistema XENON legalizado junto a documentação do seu veiculo anteriormente a publicação da resolução 383, terá a permissão para utilizar este sistema até o sucateamento do veículo, desde que continue atendendo as exigências das antigas resoluções 227 e 292 no que se refere aos limites de luminosidade de 6.500K e possuindo o sistema de lavação dos faróis exigidos para o uso do xenon.

Com o sistema Xenon proibido, as lâmpadas blue se tornaram uma opção para quem deseja deixar o veículo mais arrojado, além de ampliar a visibilidade do motorista em ambientes com baixa luminosidade.

Uma boa opção para quem não está satisfeito com a iluminação original de fábrica são as lâmpadas blue, que emitem um tipo de luz super branca, garantindo maior conforto e visibilidade ao dirigir a noite, além de estar de acordo com as normas do CONTRAN.

 

 

 

Nos veículos automotores, o sistema de arrefecimento é dotado de um liquido de refrigeração, que circula em caminhos internos, absorvendo o calor e refrigerando o motor. O sistema é totalmente fechado e, através de um radiador, troca calor com o meio externo, baixando a sua temperatura para novamente ser aproveitado.

A circulação do líquido refrigerante o motor é feita através de uma bomba que proporciona velocidade de circulação. O sistema de arrefecimento é pressurizado, fazendo com que perdas por evaporação diminuam e a eficiência do sistema seja maior.

O aditivo é um fluido protetor e possui inibidor de corrosão, nas partes metálicas do sistema de arrefecimento, prolongando a vida útil do radiador, bomba d’agua, válvula termostática, mangueiras, selos, além de estabilizar a temperatura do motor.

Nunca misture aditivos, é aconselhável a troca e limpeza da água do radiador ao menos uma vez por ano. Quando o sistema de arrefecimento trabalha na temperatura ideal o motor terá maior durabilidade, menor desgaste e atrito, maior economia de combustível, menos manutenção, emitirá menos poluentes e aumentará seu desempenho. Deve-se usar o aditivo recomendado pelo fabricante, com qualidade, não usando apenas como corante.

 

 

Faça uma experiência para constatar a diferença de usar ou não aditivo:

  1. Pegue um vidro pequeno com tampa e coloque um Bombril e complete com água;
  2. Em outro vidro coloque um Bombril e complete com água e aditivo.

Espere alguns dias e observe a diferença na coloração da água e a ferrugem que se cria ao não usar aditivo.

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“O sistema de injeção eletrônica em boas condições gera maior vida útil ao veículo”

 

O sistema de injeção eletrônica que substituiu o carburador utilizado nos veículos mais antigos tem a função de fazer a mistura ar-combustivel na dosagem correta, pulverizando-a via coletor de admissão dentro da câmara de combustão. Isso faz com que o veículo consuma menos combustível e emita o mínimo de poluentes.

Ao contrario do carburador, é considerada uma tecnologia inovadora, controlada eletronicamente por um módulo central. Por meio de sensores, a unidade de comando monitora o sistema em tempo integral, corrigindo, por exemplo, o atuador de marcha lenta, que mantém o veiculo em funcionamento estável quando o acelerador não está sendo acionado.

Além do menor consumo, os benefícios dessa tecnologia fazem com que o motor alcance sempre o máximo de potencia e desempenho e mais segurança, gerando melhor custo-benefício.

 Vários componentes integram o sistema de injeção eletrônica, como o sensor de temperatura e de rotação, medidor de massa de ar e válvula de injeção, entre outros. A durabilidade desses itens é grande quando o veículo passa por uma manutenção adequada e usa combustível de qualidade. Mas para garantir seu bom funcionamento é importante observar o desgaste de alguns componentes do sistema de alimentação, como filtro de combustível e pré-filtro, que necessitam de troca periódica.

Também é preciso prestar atenção se o motor engasga, se há perda de potência e consumo alto de combustível, e realizar uma revisão preventiva de todo o sistema.

Para aumentar a durabilidade do sistema é recomendado abastecer o veículo apenas em postos de combustíveis com qualidade reconhecida. Ao levar seu veículo para manutenção, o motorista deve pedir uma avaliação na injeção eletrônica e de todos os seus componentes. Afinal, mesmo com uma vida útil longa, eles podem sofrer danos com a má utilização, causando problemas para o sistema.

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